Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Tudo o que você precisa levar em consideração ao precificar seus produtos

Postado em

precificação - worldjet

Quem trabalha com produtos sabe que a precificação é um assunto que tira o sono de muitos empreendedores. A dúvida que assola qual a melhor forma de precificar produtos para ter lucro sem torná-lo expressivamente caro para seus consumidores? Manter a balança equilibrada não é fácil, mas existem algumas dicas capazes de simplificar um pouco essa tarefa. O valor de uma mercadoria está diretamente relacionado com o custo de insumos, de produção e outros aspectos. Confira a seguir algumas dicas para tirar todas as suas dúvidas ao precificar seus produtos.

 

Importância de precificar corretamente

Antes de tudo é preciso entender a importância de precificar seus produtos corretamente, afinal, bons preços atraem clientes e aumentam as vendas.

  • Uma das primeiras coisas que você deve ter em mente é manter o consumidor satisfeito: faça ele ter ainda mais razões para comprar o seu produto;
  • Ajuste o valor dos seus produtos de acordo com o seu público-alvo: não adianta aumentar em demasia o valor dos seus produtos se seus clientes são classe C, por exemplo;
  • Precificar seus produtos corretamente permite que sua empresa tenha recursos para custear a operação, mão de obra, insumos e encargos;
  • Melhore seus resultados com preços adequados, garantindo geração de lucros e o desenvolvimento da empresa;
  • Uma precificação adequada te dá mais liberdade para oferecer descontos ao consumidor sem acarretar prejuízos no seu orçamento.

 

Conheça custos e despesas

Para precificar os seus produtos é preciso ter conhecimento das suas despesas e custos. Sem esses dados é quase impossível adotar uma estratégia de preços baixos sem acarretar em prejuízos nas vendas, pois o faturamento não é capaz de cobrir despesas e custos. Lembre-se que as despesas dão suporte para alcançar os objetivos da empresa, como salários dos funcionários. Custos são os valores gastos com a atividade em si, como pagamento de fornecedores e compra de insumos.

Leita também:

Preste atenção no mercado

Por mais que você deseje aumentar a sua margem de lucro, lembre-se que é preciso respeitar o valor de mercado. Ou seja, o preço de venda dos seus produtos deve ser compatível com o valor de mercado. Você tem a liberdade de lançar campanhas de vendas com preços mais baixos e competitivos, mas não faça da campanha de preços baixos uma ação constante.

 

Defina a margem de lucro

Ao precificar seus produtos, faça a seguinte pergunta: qual será meu lucro líquido ao vender um produto específico? Essa pergunta deve nortear sua precificação para que o valor obtido com a venda não cubra apenas os custos do produto. O lucro é resultado da diferença entre custos/despesas e o faturamento obtido com as vendas. O lucro bruto considera somente os gastos relacionados à produção da mercadoria. Já o lucro líquido leva em consideração todas as saídas do caixa do seu negócio.

 

Lembre-se que não existem receitas prontas e margens de lucro ideais para todos os tipos e segmentos. É preciso estudar o seu modelo de negócio e definir uma rentabilidade responsável para um negócio com crescimento sustentável e contínuo. É preciso equilibrar o valor dos seus produtos ao precificá-los. Lembre-se que valores muito altos afastam seus clientes e preços muito baixos podem comprometer suas finanças. Para aumentar a lucratividade do seu negócio, invista na redução de custos logísticos. Clique aqui para saber como reduzir os custos logísticos da sua empresa e aumentar a lucratividade sem precisar subir o valor dos produtos.