Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Saiba como aumentar a produtividade da sua empresa

Postado em

blog worldjetbr

O maior desejo de todo empreendedor é, sem dúvidas, ver seu negócio crescer e se desenvolver. Para isso existem uma série de hábitos e dicas que podem ajudar a aumentar a produtividade da sua empresa. Com isso, a preocupação número um do empreendedor é encontrar uma fórmula para produzir mais em menos tempo. As demandas aumentam e exigem que a produtividade acompanhe esse crescimento. Confira a seguir como aumentar a produtividade da sua empresa.

 

Mapear processos

Verifique o que pode ser feito para melhorar, analise e entenda a situação da sua empresa. Para realizar o mapeamento, inicie desenhando cada um dos setores e indique as atividades realizadas em cada um deles. Saiba onde inicia e onde termina o trabalho. Trabalhe no mapeamento com o máximo de detalhes, só assim será possível enxergar todo o fluxo de atividades.

 

Quando se vê todo o fluxo de trabalho, fica mais fácil identificar as falhas e que locais apresentam possibilidades de melhoria. Fique atento aos locais em que existem mais retrabalhos e saiba quem realiza as atividades. Desmistifique o “aqui sempre foi assim” e questione tudo o que pode ser melhorado.

 

Melhore as condições e o ambiente de trabalho

Trabalhar em um local organizado, limpo e tranquilo contribui para aumentar a produtividade dos funcionários. Um ambiente bem higienizado diminui a incidência de mofos, ácaros e sujeiras que podem desencadear reações alérgicas e, consequentemente, atestados de saúde. A climatização e iluminação do local também devem ser mantidas em níveis confortáveis, de acordo com a atividade realizada.

Leia também:

Defina metas realistas para o seu negócio

Tenha senso para definir os objetivos e as metas para o seu negócio. Não defina suas metas com base no que você gostaria que sua empresa alcançasse, analise o mercado e o seu negócio e defina metas tangíveis e realizáveis. Defina aumentos percentuais com base nos mesmos meses dos anos anteriores. Uma boa dica é definir pequenas metas diárias ou semanais. Essas metas geram um maior índice de satisfação para todos na equipe, pois gera uma sensação de dever cumprido e mantém os funcionários envolvidos com as atividades diárias.

 

Trabalhe com as ferramentas adequadas

De nada adianta ter um negócio completo e bem estruturado se sua empresa não utiliza as ferramentas corretas. Imagine que ao utilizar uma ferramenta “quebra-galho” seus funcionários demoram o dobro do tempo para concluir uma tarefa. Isso é totalmente contra aumentar a produtividade da sua empresa. Caso existam duas ferramentas para desempenhar funções semelhantes e uma seja manual e outra automatizada, opte sempre pela segunda opção.

 

Tarefas manuais e repetitivas tentem a aumentar o índice de erros, ocasionando retrabalhos e gasto de tempo. Além dos fatores já citados, ferramentas antigas e ultrapassadas comprometem a produção, diminuem a credibilidade e podem prejudicar a imagem da empresa. Fique atento aos novos softwares e equipamentos para o seu segmento de negócio, atente-se a tudo que possa ser relevante para sua empresa e para a produtividade e qualidade dos serviços prestados por seus colaboradores.

 

Lembre-se que é mais prudente estudar como aumentar a produtividade dos seus colaboradores e, consequentemente, do seu negócio, ao invés de executar medidas desesperadas. Agora que você já conhece algumas maneiras de aumentar a produtividade da sua empresa, chegou a hora de aplicá-las e conferir os resultados. Quer saber mais sobre trocar maquinários manuais por produtos automatizados? Clique aqui e saiba as vantagens de trocar sua etiquetadora manual por uma codificadora.