Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Tipos de marcações necessárias para exportar produtos para Europa e Estados Unidos

Postado em

World Jet

Seu negócio está indo muito bem e surgiu uma oportunidade de expansão? Que tal começar a exportar seus produtos para fora do Brasil? Dar este passo pode ser uma oportunidade muito importante e essencial para que a sua empresa ganhe novos mercados e consumidores e, como consequência, aumente suas vendas e lucros.  

Porém, para que tudo dê certo e ocorra da melhor maneira possível, é necessário que algumas medidas sejam seguidas e que você cumpra com todos os processos burocráticos impostos. Uma destas questões é conhecer os tipos de marcações que são necessárias para enviar o seu produto para outros países.

Continue lendo este texto para conferir quais marcações o seu negócio deve fazer, tanto nas embalagens dos produtos quanto nas do transporte dos mesmos, para realizar exportação para a Europa e Estados Unidos.

Codificação do produto

Cada país possui uma língua, cultura e hábitos diferentes. Portanto, é essencial que você analise estes aspectos, assim como se atente as normas e regras de identificação de cada lugar, antes de modificar embalagem do seu produto que será exportado.

Além da adaptação de informações, design e cores, por exemplo, o seu produto deve conter um código de barras, essencial para a identificação de cada item. Este código é uma sequência de números que registra várias informações sobre o produto, propiciando a automação de processos, trazendo eficiência, maior controle e confiabilidade.

Mas, você sabia que existem diferenças entre códigos de barras? É essencial que você conheça a utilização de cada um deles e faça a escolha correta, de acordo com o país de destinação do seu produto.

Leia também:

EAN-13

O código de barras neste formato possui uma sequência de 13 dígitos e tem sido usado pela maioria dos países do mundo, incluindo o Brasil e a Europa.

UPC-A

Os Estados Unidos e Canadá utilizam doze dígitos no seu código de barras, por isso, utilizam o sistema chamado UPC-A.

A maioria das lojas ao redor do mundo aceita códigos de barra em ambos os formatos. Se o seu produto será vendido nos EUA, códigos em formato UPC-A são melhores, já se seu produto é internacional, ou vendido em um país que não seja os Estados Unidos, o código EAN-13 é o mais indicado.

Codificação da embalagem de transporte

Além de adequar a embalagem do seu produto para que ele possa ser identificado no ponto de venda por meio do código de barras e que possa atender as expectativas dos consumidores, é essencial que ele seja transportado da maneira correta.

Para isso, as embalagens de transporte devem conter informações como: origem, destino, número da embalagem, peso da embalagem vazia, peso total e advertências conforme a norma NBR 7500.

Neste sentido, existem diversas possibilidades para realizar a marcação na embalagem de transporte. Você deverá levar em consideração diversos fatores, como o material que sua embalagem é feita, o tipo do seu negócio, entre outras questões. Clique aqui para saber qual é a impressora ideal para realizar este procedimento e aqui para entender o que é e como funciona o processo de codificação.