Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Como organizar o seu estoque de maneira funcional

Postado em

COMO-ORGANIZAR-O-SEU-ESTOQUE-DE-MANEIRA-FUNCIONAL

Organizar o estoque da sua empresa deve ser uma prioridade. Negligenciar essa atividade pode gerar enormes prejuízos, afinal os produtos parados no seu estoque geram custos de armazenagem e deixam de gerar lucros para o seu negócio. O contrário também é válido, ou seja, a gestão eficiente do seu negócio resulta em vendas e mais lucro. No entanto, é preciso considerar a demanda, o valor agregado do produto, sazonalidade e muitos outros fatores. Confira a seguir algumas dicas para organizar e controlar seu estoque de maneira funcional para o seu negócio.

 

Mantendo a disciplina na organização do estoque

Quando não se tem organização para manter um estoque é possível que algumas informações do seu negócio sejam perdidas, faltem produtos, ocorra a compra duplicada e outros erros que causam prejuízos enormes à sua empresa. Estabeleça alguns processos para organizar os itens do seu estoque. Defina um cronograma de compra de mercadorias, chegada, organização no espaço seguindo critérios (característica do produto, valor, tamanho), data de venda, etc.

 

Modelo de reposição

Existem duas formas de repor os itens do seu estoque: pela reposição contínua ou periódica. A primeira funciona por meio da compra frequente de produtos, mantendo uma pequena quantidade de mercadorias em estoque. Com isso, é possível diminuir os custos de armazenagens e evitar compras erradas e perdas. Por outro lado, reduz também o poder de barganha com o fornecedor.

 

No segundo modelo, trabalha-se com uma reposição consolidada de pedidos, isto é, um número fechado de mercadorias que serão recebidas em uma determinada data. Dessa forma é possível negociar os valores das mercadorias, porém, corre-se o risco de produtos acabarem antes da próxima compra programada.

 

Saiba localizar seus produtos

Imagine que seu estoque possui prateleiras de ambos os lados. Vamos elaborar um sistema de localização de produtos simples e fácil de ser aplicado.

 

  • Os corredores da esquerda para a direita são numerados de 1 a 9;
  • Já as prateleiras recebem números de A a Z, sempre de cima para baixo;
  • Ao entrar em um corredor a estante da esquerda será identificada como .1 e as do lado direito como .2. Ou, caso ache confuso mais uma classificação numérica, a esquerda pode ser identificada pela cor azul e a direita pela cor vermelha.

 

Agora, toda a vez que você ou um funcionário precisar identificar um produto no estoque, basta buscar no cadastro sua identificação. Por exemplo, uma loja de tintas para impressoras busca um lote de tinta preta de uma marca específica e no cadastro consta B3.2 ou B3-vermelho. Qualquer um que precisar deste produto saberá que ele está armazenado na prateleira B (segunda de cima para baixo), no terceiro corredor na estante do lado direito. Viu como ficou fácil localizar seus produtos no estoque?

Leia também:

Especificações de produto

Lembre-se que cada produto necessita de um cuidado especial no armazenamento. Por isso vamos dar algumas dicas para organizar seus produtos nos corredores do estoque. Veja a embalagem e atente-se às especificações. Um produto que não pode ficar exposto a luz do sol deve ser armazenado nas prateleiras mais baixas. Já os que são sensíveis a umidade devem ficar em locais mais quentes e secos, mas é possível colocar um pouco de giz próximo ao produto para protegê-lo da umidade.

Organizando as prateleiras

A primeira e mais básica regra é: os produtos mais pesados devem ficar nas prateleiras mais baixas, os mais leves devem ficar em cima. Isso garante maior durabilidade do seu mobiliário e economiza em manutenção, diminuindo também os riscos de acidentes por conta de prateleiras desniveladas.

Além dessas dicas, é importante investir em um estoque bem iluminado e arejado, mantendo sempre limpo e organizado. Existem alguns truques que ajudam muito neste processo, um deles é usar tinta impermeabilizante nas paredes, para evitar mofos e umidades. Prefira também a cor branca, pois, além de garantir mais luminosidade, facilita a localização de produtos e afasta roedores e insetos. Por fim, lembre-se que é importante conseguir localizar suas mercadorias em trânsito. Quer saber mais? Clique aqui e saiba como rastrear seus produtos de forma eficiente.