Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Entenda porque é preciso motivar sua equipe

Postado em

World Jet

Empresários estão focados com o sucesso da empresa que esquecem que existem alguns princípios básicos para alcançar esse objetivo. Na maioria das vezes pensam com a seguinte lógica: aumentar a produtividade, otimizar os custos, diminuir o tempo de produção e fazer os lucros crescerem. De fato, existem alguns elementos que impactam toda a produção, como as instalações da empresa, tecnologia e capital humano. Esse último item se refere às equipes de produção e em como elas atuam.

Por isso, vamos fazer uma pequena e rápida reflexão: será que as empresas se preocupam com seus funcionários? Será que se preocupam em motivar sua equipe? Ou sabem que funcionários motivados são capazes de impulsionar receitas e lucros? É preciso levar em conta alguns aspectos importantes, principalmente no que diz respeito à gestão de pessoas. Continue lendo esse post e confira cinco dicas para motivar sua equipe.

Mostre o cenário como um todo

Muitas vezes a equipe não compreende os objetivos e os valores da organização, até porque a orientação é cumprir metas, aumentar a produtividade e entregar o melhor produto ou serviço. Caso seja assim na sua organização, mostre que não é apenas isso que importa, apresente os valores da empresa, missão onde querem chegar no futuro, mas lembre-se de fazer isso com uma linguagem simples. Deixe claro que o trabalho de todos se move em direção a esses objetivos, valorize a participação de cada um nesse processo.

Leia também:

Esteja presente

Uma das coisas que faz diferença em uma empresa é perceber que líderes e gestores estão presentes e demonstram apoio e interesse pela sua equipe. Um cumprimento educado e amigável é um grande começo. Visite cada uma das equipes, pergunte se tudo está ocorrendo bem e se há algo que possa ser feito para melhorar o processo e o ambiente de trabalho. Mostre-se preocupado e esteja presente no dia a dia da empresa, isso motiva os colaboradores e faz com que se sintam prestigiados.

Valorize iniciativas e ideias

Busca por reconhecimento e valorização, esse é um dos principais objetivos dos funcionários que querem ascender junto com a empresa. Saiba a opinião de todos, incentive-os a dar e expor ideias e mostre que estão sendo ouvidos. Uma boa dica é disponibilizar caixas de sugestões para que possam depositar dúvidas, sugestões ou mesmo reclamações sem medo de reprimendas. Caso queira algo que integre os colaboradores e motive-os ainda mais, encontre um problema que possa ser discutido com toda a equipe e proponha um concurso em que a melhor solução proposta ganha um prêmio.

Parcerias e descontos como benefícios

A prática que citaremos a seguir é muito utilizada em grandes empresas, mas não exclusiva. Já pensou em firmar parcerias com escolas de inglês, academias, farmácias ou até mesmo com cinemas? Oferecer descontos em lugares como os supracitados pode ser uma forma de beneficiar seus funcionários e motivá-los a manter um bom desempenho no trabalho.

Elabore um plano estratégico

Provavelmente sua empresa já possui um plano estruturado, mas é importante que todos saibam onde a corporação quer chegar, quais as estratégias desenvolvidas pela alta direção e qual o papel de cada colaborador. Todos devem saber como podem se desenvolver em sintonia com o local em que trabalham, aumentando assim sua motivação e reconhecimento.

Essas são algumas maneiras de motivar sua equipe e aumentar a produtividade do seu negócio. Incentive seus colaboradores, mostre que todos fazem parte do crescimento da empresa e que cada um é importante para que o plano estratégico seja um sucesso. Além disso, saiba como diminuir os custos de produção e aumentar os lucros clicando aqui.