Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Por que trocar seu etiquetador manual por uma codificadora?

Postado em

Vamos imaginar uma cena: tudo está ocorrendo normalmente em uma empresa que produz, de forma industrial, pães. A empresa não é muito grande e alguns dos processos ainda são realizados manualmente por funcionários. Até que, por engano, um funcionário, ao realizar o processo de etiquetação com datas de fabricação e validade, inverte as informações. Pães fabricados em uma data “futura” chegaram aos mercados já vencidos. E agora?

 

Esse pode ser somente um dos problemas entre os vários que podem ocorrer no seu negócio. A falta de gestão do estoque, perda de mercadorias, cadastro errado de itens, desperdício de produtos e materiais – como o exemplo citado acima – são também fatos que acometem empresas de pequeno e, até mesmo, de grande porte.

 

Procurar soluções para otimizar processos e garantir a qualidade de serviços e produtos é algo que muitas empresas vêm procurando atualmente. Entre uma das possibilidades de soluções para o gerenciamento de informações em indústrias, está a utilização de codificadoras ao invés das tradicionais etiquetadoras manuais. Esse equipamento permite a atribuição de um código ao produto para identificá-lo e para, posteriormente, saber suas características quando necessário.

 

Se você está pensando em fazer a troca do seu etiquetador manual por uma codificadora, continue lendo o texto abaixo para você entender o por que de continuar com esta ideia.

Seus processos serão mais ágeis

Contar com um equipamento automatizado para fazer a identificação dos produtos de sua fábrica garantirá uma velocidade maior dos processos.

 

Com a codificadora é possível realizar mais marcações por minuto, já que a execução não dependerá de um trabalho realizado por pessoas – na maioria das vezes, o manuseio, as distrações, a troca de insumos e a intenção de padronização da colocação de etiquetas manuais – podem ser fatores que tornam o processo mais lento; seus funcionários não precisarão conferir, um por um, os produtos para garantir uma boa qualidade de impressão; e você não precisará perder tempo procurando informações sobre lotes e itens no estoque.

 

Leia também:

Haverá uma economia na quantidade de etiquetas utilizadas

A pouca possibilidade de erro de uma codificadora, diferentemente de um funcionário que utilize a etiquetadora manual e que possa colocar em local errado algum código ou que o equipamento faça uma impressão de baixa qualidade, garante que não haja desperdício de materiais.

 

Sem erros, a utilização de etiquetas será de acordo com a quantidade de produtos produzidos e não maior. Sendo assim, não haverá a necessidade de reposição de novas etiquetas em seus equipamentos, gerando uma economia para o seu negócio.

 

Leia também:

Os custos serão reduzidos

Além das possibilidades já citadas acima, outros fatores também poderão contribuir com as suas despesas no final do mês.

 

Com a codificação dos produtos, evitam-se perdas, furtos e extravios que podem acontecer no seu negócio. Tendo o controle de tudo, você terá acesso a todas as movimentações e realocações de cada um dos itens. Além disso, será possível saber o ciclo de vida de cada produto da indústria e seus níveis de depreciação. Desta maneira, é possível planejar melhor suas vendas e evitar a perda de produtos.

 

A automatização de seus processos pode trazer diversos benefícios para o seu negócio. Utilizando uma codificadora ao invés de uma etiquetadora manual, você garantirá a padronização de informações, controle de seus produtos, agilidade e, consequentemente, a redução de custos.

 

Clique aqui para conferir as melhores opções de codificadoras para a sua empresa.