Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Saiba porque é importante investir no design de embalagens e conheça os principais estúdios do país

Postado em

Um antigo ditado popular pede para que as pessoas “não julguem um livro pela capa”, se levarmos a frase ao pé da letra e levarmos para supermercados, lojas e conveniências podemos ver ou mesmo passar pela experiência de comprar um produto que oferece o design mais atrativo, as cores que mais chamam atenção, que a embalagem é sustentável ou que pode ser reaproveitada para outra função. Embalagens de produtos atuam como uma ferramenta de marketing, como uma ponte entre marca e o consumidor. Afinal, este será o primeiro contato físico do consumidor com o seu produto.

 

No Brasil, de acordo com uma pesquisa da Mead Westvaco, o público está entre os mais influenciados por embalagens em todo o mundo e mais da metade dos pesquisados já adquiriu um produto apenas por se sentir atraído por ela. Apenas isso deveria ser um bom motivo para investir nesse segmento do design. No entanto, existem outros excelentes motivos para investir em seus invólucros. Continue lendo para saber mais.

 

Benefícios em investir no design de embalagens

Além de fortalecer as vendas e atrair mais consumidores, o design de embalagens tem a capacidade de fortalecer a marca. Afinal, ela será lembrada pelas características além do produto. Um design profissional proporciona melhor exploração da identidade da marca, aumentando a credibilidade, profissionalismo e, por consequência, a possibilidade de fidelização. Esse mercado está em constante crescimento e tem potencial de expansão inimaginável.

 

Recursos que podem ser explorados

Uma embalagem é muito mais do que uma parte útil do produto, a embalagem transmite confiabilidade, qualidade e outros atributos necessários para a conversão em vendas. Mas como melhorar a minha embalagem? Antes de tudo estabeleça seus objetivos e o que você gostaria de mudar em suas embalagens.

  • Trabalhe a beleza e os atributos do produto: No que ele é bom, quais os diferenciais entre o seu produto e o da concorrência;
  • Funcionalidades: a embalagem do seu produto facilita o manuseio? Possui um design que permite o transporte de mais unidades ao mesmo tempo, fácil abertura do produto, pode ser fechado novamente sem a necessidade de artifícios;
  • Tipografias: invista em fontes diferentes para seus produtos;
  • Paletas de cores diferenciada: saber escolher cores que combinem entre si é um trabalho complexo e que exige conhecimento e técnica.

 

Por isso, é importante buscar empresas ou mesmo designers especializados nesse nicho de mercado. Um levantamento realizado pela Confederação Nacional das Indústrias apontou que 75% das empresas que aplicaram capital para investir em embalagens obtiveram um aumento das vendas e que, 41% dessas empresas conseguiram diminuir os custos.

 

Se você está convencido da necessidade de investir nas embalagens dos seus produtos, saiba que o mais indicado é contratar um profissional que desenvolva uma arte para o seu negócio. Quem tenta “fazer em casa” mesmo sem experiência na área, pode cometer erros que podem custar todo o investimento feito. São muitos detalhes que demandam experiência para que o resultado entregue seja algo além de satisfatório.

 

Conheça algumas empresas especializadas em design de embalagem

Existem empresas no Brasil capazes de solucionar seus problemas e anseios em relação à embalagem dos seus produtos. Por isso, listamos algumas que poderão ajudar a desenvolver a embalagem ideal para seus produtos.

 

BST! Design

Com mais de 15 anos de experiência em São Paulo e Rio de Janeiro, a agência trabalha com profissionais ágeis e dinâmicos que possam desenvolver o melhor projeto para seus produtos.

Narita Design & Strategy

Há mais de duas décadas comprometida em economizar o tempo e o dinheiro dos seus clientes, maximizando o retorno sobre o investimento, aumentando o market share e a atratividade das empresas para as quais trabalham. A agência de design e estratégia entende a importância em gerar um vínculo emocional com os consumidores cada vez mais exigentes.

Fly Jabuti

Empresa vencedora da categoria Ouro do Prêmio ABRE da Embalagem Brasileira, faturou o troféu com a nova embalagem do Polenguinho New Pocket. A empresa idealizou a mudança na forma de abertura da embalagem, possibilitando que ela seja mais fácil de abrir e que se torne uma caixa ainda menor, exatamente do tamanho da embalagem do alimento. A nova embalagem proporcionou economia de custos sem que a produtividade da embalagem seja afetada.

 

Agora que você já sabe a impotência em investir em design de embalagens para os seus produtos, mantenha a atenção na produtividade da sua empresa e analise os aumentos nas vendas e as mudanças enfrentadas. Se você deseja aumentar a produtividade do seu negócio, clique aqui para saber mais.