Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Aprenda a reduzir os custos de produção

Postado em

Um dos grandes desafios de quem trabalha no setor fabril é conseguir reduzir os custos de produção sem afetar a qualidade e a produtividade. Isso porque o processo produtivo de uma indústria apresenta muitos desafios e variáveis. Mas isso não quer dizer que não seja possível reduzir os custos. No decorrer desse texto, confira algumas dicas que podem lhe ajudar.

Conheça as variáveis que afetam sua produtividade

Uma das primeiras coisas que você precisa identificar são as coisas que influenciam no seu resultado. Setup das máquinas, tempo de deslocamento dos colaboradores dentro da fábrica e automação dos processos, por exemplo, são algumas dessas variáveis. Uma vez que você as mapeou, fica mais fácil controlar o processo produtivo e torná-lo mais eficiente, gerando os resultados esperados.

Fazer essa identificação é fácil. Basta que você faça pequenos testes alterando algumas etapas da produção e observando quais interferem no ritmo, qualidade e rendimento. Para ser mais eficaz, altere uma variável por vez. Assim você poderá analisá-la com mais precisão.

Adote um layout funcional

Alguma vez você já parou para observar se a disposição de suas máquinas está de acordo com seu fluxo de produção? Se você nunca fez isso, faça o quanto antes. O layout de uma fábrica, além de aproveitar melhor o espaço, impacta diretamente na produtividade e no custo.

E não é difícil tornar o layout funcional. Basta que você pense na ordem de todas as etapas e acomode as estações de trabalho de acordo com a linha de produção: do começo ao final.

Essa lógica evita interrupções desnecessárias no processo, no armazenamento dos produtos e no envio para entrega. Um layout funcional também diminui a movimentação dentro da fábrica, minimizando incidentes e deixando o trabalho mais rápido.

Defina uma rotina e capacite a equipe

Uma vez que você já sabe e controla as variáveis do seu processo produtivo, já organizou sua fábrica e otimizou a logística de materiais, é hora de definir a rotina, tanto para a produção quanto para o acompanhamento das métricas. Quando você estrutura um padrão operacional, reduz os custos de produção, pois todo o processo seguirá as diretrizes. Para isso, você deve fornecer todas as informações sobre a execução das tarefas e como ela será acompanhada.

Mas essas iniciativas só surtirão efeito se você capacitar sua equipe para que ela siga as diretrizes da indústria. Você pode, por exemplo, elaborar um cronograma de treinamento com os colaboradores envolvidos em cada etapa do processo. Nesses encontros, os profissionais poderão tirar suas dúvidas sobre os novos padrões e aprender como proceder na rotina de trabalho.

Otimize a logística de materiais

Quando pensamos em reduzir os custos de produção de uma indústria, a organização fala alto. Para manter a produtividade em alta, é fundamental ter uma logística de materiais eficiente. Essa logística se resume à movimentação de todo material que é necessário para a próxima etapa do processo industrial.

Como a produção de uma fábrica depende do transporte de insumos de um lado a outro, a logística de materiais impacta diretamente na produção: quando eficiente, ajuda a reduzir custos, caso contrário os torna mais caros.

Rastrear um produto é uma das formas mais eficientes de manter todo processo de logística sobre controle. Ao marcar ou datar as embalagens, cada um dos setores pode acompanhar a evolução de um produto, lote ou caixa dentro da fábrica. Isso impacta diretamente no andamento de todo processo fabril reduzindo custos e desperdícios.

A World Jet é especialista em codificadores e datadores industriais para rastreabilidade de produtos que ajudam a reduzir custos e aumentar a produtividade. Acesse http://www.worldjetbr.com/linhas e conheça os produtos.

Ao adotar as medidas sugeridas acima fica mais fácil superar esse desafio sem perder em qualidade do produto final.