Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Entenda as diferenças dos codificadores

Postado em

Quando o assunto é adquirir um novo equipamento para o seu negócio, muitas dúvidas podem surgir durante o processo, não é mesmo? É necessário que, antes de tomar qualquer decisão, você defina suas necessidades e objetivos para que, assim, possa iniciar uma pesquisa sobre qual ferramenta de trabalho mais se adequa as suas demandas.

Se você está pensando em comprar um codificador para a sua empresa, continue lendo este texto para saber mais sobre as seis principais diferenças que você pode encontrar nas diversas opções oferecidas pelo mercado.

Tipo de marcação

Para qual finalidade você irá utilizar uma codificadora no seu negócio? Você produz algum produto específico e precisa identifica-lo ou você quer inserir informações nas caixas para transporte?

Estes são alguns dos questionamentos que você precisa avaliar antes de escolher a codificadora ideal para a sua fábrica. Cada um dos equipamentos é desenvolvido para atender diferentes necessidades. Marcar logotipos, códigos de barras, textos, data de fabricação, lotes e validade são algumas das opções oferecidas de acordo com a codificadora que você irá escolher.

Material da superfície

O tipo de material onde será realizada a impressão também é um item que faz cada codificadora se diferenciar uma da outra.

Existem equipamentos que marcam diretamente caixas de papelão ou superfícies mais porosas e semiporosas, como couro, madeira e tecidos, e outros que são indicados para substratos não absorventes, como plásticos e isopores.

Leia também:

Pigmento

Você poderá escolher a sua cor de preferência para a marcação do seu produto, de acordo com seu objetivo e necessidade. Algumas codificadoras apresentam opções nas cores: branco, amarelo, azul, vermelho, preto, e entre outras.

Resolução

Na sua fábrica, você está precisando de uma codificadora para impressão de textos, datas de validade ou lotes, em embalagens secundárias, como as caixas de embarque? Então você não precisa se preocupar em procurar um equipamento de marcação em alta resolução, não é mesmo?

Atualmente, existem diversas soluções no mercado que oferecem codificadoras para os diversos tipos de necessidades relacionadas a resolução da impressão das informações nas embalagens e produtos. A situação que descrevemos foi somente um exemplo, mas que também pode ser levado em consideração em uma situação contrária. Se você precisa de uma impressão em alta resolução, você também poderá contar com um equipamento que esteja de acordo com o que você precisa.

Área de marcação

Pequeno, médio e grande. A partir da definição da área de marcação da sua caixa, embalagem ou produto, você poderá escolher o tipo de codificadora ideal para o seu negócio. Lembre-se, antes de tudo, de avaliar em quais locais estes produtos estarão expostos e por quem eles serão visualizados e procurados. Nos casos das caixas de transporte, por exemplo, impressões em áreas maiores são mais indicadas, pois auxiliarão a visualização das informações no meio das demais.

Leia também:

Tudo o que você precisa levar em consideração ao precificar seus produtos

Velocidade

Você precisa de agilidade ou a sua produção ainda está no início, com poucas demandas? Compre uma codificadora que irá te auxiliar neste processo e fazer o seu negócio evoluir de acordo com o seu objetivo. Se você precisa de agilidade e qualidade de impressão, a World Jet possui uma linha de codificadoras que é reconhecida mundialmente neste quesito.

A linha de codificadoras Ink Jet (CIJ) possui quatro opções de equipamentos projetados para atender aplicações simples, que podem ser utilizados em diversos segmentos, como no setor alimentício, bebidas, cosméticos, produtos químicos, farmacêuticos, metalúrgico, cerâmico, produtos de limpeza, cabos e mangueiras, entre outros.