Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

O que é rastreabilidade de produto?

Postado em

Você está navegando na internet e se depara com aquela série de livros que sempre quis ler, mas nunca teve coragem de comprar. E está em promoção. Você aproveita o momento e adquire a coletânea. Ansioso para ler, acessa a internet todos os dias para ver onde a sua encomenda se encontra e acompanha todo o seu trajeto até que chegue a sua casa.

 

O que você acabou de fazer foi rastrear os seus livros. Legal, não é? Esse processo pode parecer simples, mas é mais complexo do que você imagina, e requer tecnologia de ponta para ocorrer com eficácia. Quer saber mais como funciona a rastreabilidade de produtos? Acompanhe este post!

 

Qual a importância da rastreabilidade de produtos?

O principal objetivo dessa estratégia é oferecer mais segurança para o cliente e para o comerciante. E em um mundo em que as pessoas estão cada vez mais preocupadas com aquilo que consomem, a rastreabilidade de produtos se torna cada vez mais essencial para as indústrias.

Essa atividade é tão importante que em alguns mercados, como o europeu e o asiático, ela é exigida a fim de proteger os cidadãos de mercadorias de má qualidade, especialmente no setor alimentício. Mas não é só o consumidor que se beneficia do rastreio, as empresas também.

Como fornecedor, você poderá acompanhar todas as etapas de produção, inclusive o despacho. Isso protege sua empresa contra contrabando e falsificações, visto que é realizado um controle fiscal para comprovar a procedência e a qualidade do item. Dessa forma os problemas citados, além do roubo de cargas, podem ser facilmente identificados, não comprometendo a credibilidade da sua marca.

 

Como funciona o processo?

A rastreabilidade pode ser definida como a capacidade de traçar a localização de um determinado produto. No ambiente empresarial, o conceito nasceu da necessidade de identificar a mercadoria. Um código de rastreio pode conter informações como matéria-prima, origem, destino, localização atual, prazos de validade etc.

Ela pode ser aplicada de diversas formas e serve para documentar a cadeia produtiva, melhorando o gerenciamento de qualidade, aprimorando a logística da empresa e tornando as linhas de montagem mais flexíveis. Existem diversas formas de fazer o rastreio, como:

 

Produção automatizada

Alguns sistemas auxiliam e registram a evolução da mercadoria desde seu estado de matéria-prima até se tornar o produto final. Assim, o controle sobre todo o processo produtivo é muito preciso.

Com essas informações, é possível organizar as etapas de uma manufatura, visto que a rastreabilidade permite acompanhar o desempenho e identificar a necessidade de cada processo.

Os benefícios desse sistema são muitos: é possível analisar o fluxo produtivo, avaliar falhas e traçar melhorias, reduzir o desperdício, acompanhar o produto dentro da fábrica, entre outros.

 

Logística interna

Alguns códigos, quando aplicados em caixas, contêineres e paletes ajudam a identificar materiais e auxiliam o processo logístico interno. Isso permite controlar todas as movimentações, realocações de produtos e baixas ocasionadas. Com esse rastreamento, evitam-se perdas, furtos e extravios, acuracidade do estoque e agilidade nos procedimentos internos.

Logística externa

A lógica é praticamente a mesma da interna: controlar o fluxo de produtos ao longo do processo. No entanto, é um pouco mais abrangente e engloba a cadeia de suprimentos, monitorando desde o fornecedor até a chegada ao consumidor final.

As vantagens também são semelhantes, mas lembre-se que a cadeia envolve outros fornecedores, como transportadoras. Mas há um benefício a mais: caso haja algum problema em determinado lote, por meio do rastreamento é possível recolher apenas as mercadorias defeituosas, e não a produção inteira.

Percebe como a rastreabilidade de produtos só tem a agregar à sua empresa? Além das vantagens que você viu acima, adotar essa prática ainda é um diferencial competitivo e coloca você na frente de seus concorrentes. Então se você ainda não utiliza o rastreio, repense essa postura e considere incluí-lo em seus processos internos.

 

Quer conferir como deixar sua rotina ainda mais profissional? Baixe nosso e-book sobre os elementos que toda boa embalagem tem!