Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Como funciona o código de barras?

Postado em

A famosa combinação numérica representada por listras negras nas etiquetas dos produtos pode parecer algo simples, mas armazena um sistema organizado e completo de classificação. É a partir dela, por exemplo, que as empresas identificam a mercadoria, seu fornecedor, prazo de validade e demais informações relevantes.

A grande vantagem desse sistema é que permite a identificação rápida de determinado item sem os riscos de erros. Mas você realmente sabe como funciona o código de barras? Não? Acompanhe este post e descubra!

Como é formado o código de barras?

O princípio por trás desse sistema é o mesmo da computação: o código binário. Sendo assim, as listras representam uma sequência numérica formada apenas pelas unidades 0 e 1. Ele é dividido em 95 partes do mesmo tamanho, independente se são pretas ou brancas. Quando o leitor identifica as barras, atribui 0 às brancas e 1 às pretas, gerando um número de 95 dígitos.

Mas não para por aí. Esse número de 95 dígitos é dividido em 15 seções, sendo 2 nas extremidades do código e 1 no centro. As outras 13 seções possuem 7 dígitos cada e estão agrupadas em duas partes, uma à esquerda do centro e outra à direita. É dessa forma que o leitor identifica se o código está de cabeça para baixo, por exemplo.
Uma vez feita a leitura, acessam-se todas as informações disponíveis sobre o produto:

  • tipo de mercadoria (remédio, itens pesados, cupons, normais);
  • fabricante;
  • valor;
  • prazo de validade;
  • local em que se encontra e demais dados contidos no sistema.

Para que serve o código de barras?

Elemento fundamental para qualquer boa embalagem, ele é usado para identificar um determinado produto, e toda sequência é exclusiva. Ou seja, não existem itens diferentes com o mesmo código de barras. Ele pode ser usado para:

Aumentar a produtividade

Por agilizar a execução das tarefas de uma empresa, ele aumenta a produtividade dos colaboradores, gerando uma economia na relação mão de obra/hora de trabalho. A incidência de erros também diminui, pois o trabalho antes feito manualmente passa a ser automático. Com isso, o retrabalho reduz significativamente — quando não é eliminado.

Facilitar transações comerciais

Por ser padronizado, empresas que adotam esse sistema conseguem traçar estratégias comerciais mais ágeis, pois todas as informações dos produtos já estão contidas no código de barras. O padrão, aliás, é internacional e adotado na maioria dos países, beneficiando enormemente as relações de exportação e importação.

Rastrear o produto

O código de barras permite visualizar onde determinado produto está na cadeia de suprimentos: é possível acompanhá-lo da entrada no estoque à saída no PDV. Assim, rastrear a mercadoria fica mais fácil, pois se tem maior precisão para localizá-la.

Esse fator é fundamental para saber se os itens comercializados estão sendo entregues de maneira correta, ou até para encontrá-los caso sejam estocados onde não deveria. Assim, há um ganho significativo em produtividade e eficiência.

Melhorar a gestão

Esse sistema melhora diretamente a gestão de uma empresa. Isso porque a confiabilidade e o rápido acesso às informações agilizam a tomada de decisões acerca do negócio.

O monitoramento da mercadoria do estoque ao PDV também é um fator determinante, pois auxilia os gestores a, por exemplo, decidir se é o momento de realizar compras para evitar o desabastecimento.

A utilização do código de barras nas vendas ainda permite colher informações sobre quais produtos têm mais saída e quais se acumulam nas prateleiras. Assim é possível manter estratégias comerciais ou revê-las quando necessário.

Agora que você sabe como funciona o código de barras, provavelmente você vai encará-los de maneira diferente. Além de facilitar os processos internos da empresa, eles aceleram e dão mais transparência no atendimento ao cliente, que pode acessar as informações do que quer comprar em uma fração de segundo.

Amplie seus conhecimentos com o nosso e-book sobre os elementos que toda boa embalagem precisa ter!