Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Conheça os tipos de embalagens para cada produto.

Postado em

Seja como consumidor ou como profissional, você já deve ter reparado que a embalagem não serve apenas para imprimir a identidade visual da empresa: é um item importante para o armazenamento e transporte das mercadorias. Mas para que ela cumpra essas funções, alguns detalhes devem ser observados, como o material de que são feitas, tamanho, resistência e maleabilidade são alguns deles.

Com tantas possibilidades, escolher a melhor opção pode gerar algumas dúvidas. Afinal, qual o melhor tipo de embalagem para cada produto? É isso que vamos responder neste post. Acompanhe!

 

Madeira

Um dos primeiros materiais usados para embalagem, as caixas de madeira têm a capacidade de armazenar diversos itens. São muito usadas para o transporte de hortaliças, frutas e legumes. Já as bobinas de madeira servem para acomodar bem fios e cabos.

Mas a utilização delas não para por aí. Algumas lojas de roupas e acessórios, por exemplo, têm adotado as caixas de madeira para dar um ar retrô aos seus produtos. Nesses casos, as embalagens não são usadas para o transporte propriamente dito, mas como um embrulho de presente.

embalagem

Caixas de papelão

Uma das embalagens mais usadas por boa parte das indústrias, as caixas de papelão são versáteis e podem ser encomendada em diversos moldes e tamanhos. Elas ainda podem ser personalidades, incluindo a logomarca da empresa e alguma mensagem publicitária a fim de alavancar vendas e fortalecer a marca.

Essas caixas facilitam a questão logística, pois são leves e fáceis de armazenar e transportar. Isso faz com que reduzam os custos de manutenção. E se você pensa que essa embalagem é frágil, não poderia estar mais enganado: assim como podem ter um modelo delicado para acomodar pequenos produtos, podem ser robustas e resistentes para suportar peso e peças de maquinário.

embalagem

Embalagem de alumínio

Assim como ocorre com o vidro, o alumínio é uma opção para guardar produtos que não reagem bem ao contato com vidro e demais materiais. No entanto, essa embalagem não expõe seu conteúdo.
Esse tipo de recipiente é muito utilizado pelos comerciantes de alimentos, bebidas e até produtos farmacêuticos. A razão? O alumínio aumenta a conservação do conteúdo perecível e permite um rápido resfriamento ou aquecimento.

embalagem

Vidro

São mais frágeis, mas extremamente elegantes. Esses recipientes são excelentes para armazenar produtos líquidos, pastosos ou úmidos e que precisam expor seu conteúdo. As embalagens de vidro também são uma alternativa interessante para mercadorias que não interagem bem com o plástico ou outros materiais.

embalagem

Plástico

Invólucros de plástico são muito utilizados por serem adaptáveis a diversos formatos e tamanhos de acordo com o produto que irá acomodar. Ele pode aparecer como sacola, envelope, caixa, garrafa, frasco e tubo, por exemplo. Outra vantagem é seu baixo custo de produção. Por essas razões, as embalagens plásticas são altamente utilizadas.

No entanto é preciso ficar atento àquilo que será guardado no plástico, pois ele pode alterar a composição de terminados conteúdos, como o sabor dos alimentos.

embalagem

Embalagens para cosméticos

Este modelo específico tem diversas funções: proteger o produto, facilitar seu uso e atrair consumidores. Muitas vezes são mais caras que o produto em si, mas seu potencial para as estratégias de marketing são enormes e compensam o investimento. O mais importante de tudo é que as embalagens para cosméticos sejam práticas, funcionais e permitam a reutilização.

embalagem

Latas de aço

Muito utilizadas para armazenar alimentos, bebidas, tintas e produtos químicos, seu principal atributo é a alta resistência a deformações — mesmo com a utilização da camada elástica para maior proteção dos materiais acondicionados.

Além das latas de aço, há as de alumínio, que costumam abrigar bebidas como cervejas, chás, sucos e refrigerantes.

embalagem

Embalagem Longa Vida (Tetra Pak)

Um dos tipos de embalagens mais famosos, é praticamente unânime na indústria de laticínios e no ramo de bebidas. É composta por três materiais:

  • papel-cartão, para fornecer resistência e estabilidade;
  • polietileno, que protege contra a umidade externa e possibilita a aderência entre o papel-cartão e o alumínio;
  • folha de alumínio, para dar proteção ao alimento contra os efeitos da luz e do oxigênio.

embalagem

Percebeu como há vários tipos de embalagens e que cada um é indicado para um uso? Então escolha com cuidado e atenção o modelo ideal para a sua empresa. Apenas assim você poderá garantir que o recipiente será eficaz para acomodar os seus produtos.

Acompanhe-nos no Facebook e fique por dentro de mais conteúdos como este!