Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Codificação de produtos: o que é como funciona?

Postado em

Quem trabalha com indústria sabe que a quantidade de informações para gerenciar é enorme. Número de mercadoria em estoque, prazos, localização, origem e destino de produtos são apenas alguns exemplos daquilo que a equipe precisa saber. São tantos dados que se eles não estão bem organizados, é fácil confundi-los e cometer algum deslize.

Mas se tudo isso estiver ao alcance da mão de uma maneira automatizada facilitaria, você não acha? E é para isso que serve a codificação de produtos. Acompanhe o post e descubra como ela pode melhorar as rotinas do seu negócio!

O que é a codificação de produtos?

É uma etapa da classificação de mercadorias e materiais que consiste na atribuição de um código ao produto que permite identificá-lo e saber suas características. O objetivo desse processo é justamente agilizar o reconhecimento do item, facilitar sua localização e permitir o acesso a todas as informações, facilitando o fluxo de dados da cadeia logística.

Assim, a codificação industrial se tornou fundamental para a boa gestão de estoque, pois permite tomada de decisões mais certeiras e dá vantagem competitiva, especialmente em tempos de competitividade acirrada.

Como ela funciona?

A codificação industrial faz a integração entre o estoque físico e industrial de maneira eficiente. Assim, funcionários, clientes e parceiros comerciais podem ter um acesso fácil e preciso sobre a situação de cada mercadoria. Isso permite o monitoramento de toda a cadeia logística, dando acesso a dados como:

  • o que é a mercadoria;
  • qual sua origem;
  • o destino;
  • em que ponto da cadeia produtiva se encontra.

Existem diversas maneiras de fazer esse rastreio. Algumas delas são:

Produção automatizada

Alguns sistemas auxiliam e registram a evolução da mercadoria desde seu estado de matéria-prima até se tornar o produto final. Assim, o controle sobre todo o processo produtivo é muito preciso.

Com essas informações, é possível organizar as etapas de uma manufatura por mais que as linhas de produção estejam direcionadas a itens diferentes, visto que a rastreabilidade permite acompanhar o desempenho e identificar a necessidade de cada processo.

Os benefícios desse sistema são muitos: é possível analisar o fluxo produtivo, avaliar falhas e traçar melhorias, reduzir o desperdício, acompanhar o produto dentro da fábrica, entre outros.

Logística interna

Alguns códigos, quando aplicados em caixas, contêineres e paletes ajudam a identificar materiais e auxiliam o processo logístico interno. Isso permite controlar todas as movimentações, realocações de produtos e baixas ocasionadas. Com esse tipo de codificação, evitam-se perdas, furtos e extravios, acuracidade do estoque e agilidade nos procedimentos internos.

Logística externa

A lógica é praticamente a mesma da interna: controlar o fluxo de produtos ao longo do processo. No entanto, é um pouco mais abrangente e engloba a cadeia de suprimentos, monitorando desde o fornecedor até a chegada ao consumidor final.

As vantagens são semelhantes as do item anterior (lembre-se que a cadeia envolve outros fornecedores, como transportadoras), com um benefício a mais. Caso haja algum problema em determinado lote, por meio do rastreamento é possível recolher apenas as mercadorias defeituosas, e não a produção inteira.

Gerenciamento de ativos da indústria

Esse sistema acompanha o ciclo de vida dos ativos de uma indústria e seus níveis de depreciação. Além disso, é possível monitorar mudanças na localização das máquinas e demais bens rastreados e avaliar a disponibilidade e a ociosidade de cada um. O objetivo aqui é aprimorar os níveis de produtividade e aumentar o aproveitamento dos ativos.

Como é feita a codificação?

Para fazê-la é necessário o suporte de máquinas específicas, sendo cada equipamento indicado para um tipo de uso.

Troy T7 Legend

Essa codificadora foi projetada para atender aplicações simples. Pode ser utilizada nos mais diversos segmentos e ambientes, suprindo a demanda dos setores alimentício, cosmético, farmacêutico, metalúrgico, químicos entre outros. A máquina é ideal para a marcação de data de fabricação, lote, validade, códigos de barras e logotipos.

HID 500 Touch

Já este equipamento possui um sistema de impressão que oferece a confiabilidade necessária para impressão em alta definição. Pode ser usada para logomarcas, código de barras, textos, lotes, data de fabricação e quaisquer outras informações que precisem estar em superfícies porosas e semiporosas. Imprime em materiais como papelão, couro, madeira e tecido.

Entendeu o que é a codificação de produtos e para que serve? Então se você ainda não conta com essa estratégia logística, não perca mais tempo! Vai melhorar o desempenho da sua equipe e seus processos serão mais certeiros.

Entre em contato conosco e descubra como podemos ajudá-lo!