Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

5 dicas para melhorar a produção da fábrica

Postado em

Engana-se quem pensa que para melhorar a produção da fábrica é preciso um alto investimento. Mais importante do que destinar verba para essa finalidade é mudar a cultura organizacional de maneira gradativa, começando pela liderança. Afinal, não adianta exigir produtividade dos funcionários se os gestores não têm esse pensamento.

Essa mudança pode parecer difícil, mas adotando algumas ações no cotidiano esse processo fica mais simples e os benefícios podem ser sentidos no curto prazo. Confira abaixo algumas dicas que podem ajudá-lo!

1. Não sobrecarregue colaboradores

Uma prática muito comum no mercado atual é manter um quadro de funcionários enxuto. O raciocínio para isso é simples: quanto menos colaboradores, menores são os gastos com salários e encargos. Mas será que isso realmente gera um benefício financeiro para a empresa?

Quando isso acontece, os profissionais acumulam funções e ficam sobrecarregados. O resultado é que o trabalho demora mais a ser feito e a incidência de erros aumenta, aumentando também o número de refações. Especialmente quando estamos falando em indústria.

Uma das maneiras mais simples de melhorar a produção da fábrica é justamente não sobrecarregar os colaboradores. Os processos serão mais rápidos e mais certeiros. Portanto comece definindo as responsabilidades de cada cargo e não delegue uma quantidade maior de tarefas do que as pessoas conseguem executar com eficiência.

2. Tenha metas realistas

Essa dica está diretamente relacionada à anterior. Quando você tem objetivos intangíveis acaba, mesmo que sem querer, sobrecarregando sua equipe. Isso porque essa situação exige demais das pessoas, que ficam esgotadas e naturalmente perdem a produtividade.

Tome cuidado para não confundir metas desafiadoras com metas intangíveis. Enquanto a primeira serve de estímulo para os profissionais, a segunda os desgasta e desanima.

3. Motive sua equipe

E já que estamos falando em estímulos, outra boa estratégia para melhorar a produção da fábrica é motivar sua equipe. Há várias maneiras de fazer isso. Você pode, por exemplo, traçar metas individuais para cada profissional ou objetivos setoriais, em que o time deve trabalhar juntos para atingir. Assim, um colaborador incentiva o outro e a produtividade de todos aumenta.

Outra forma é bonificar os funcionários em destaque. Sempre, é claro, usando métricas justas e transparentes. Essas bonificações não precisam, necessariamente, ser um bônus financeiro. Você pode oferecer uma capacitação ou um dia de folga.

4. Reduza movimentações

Uma boa estratégia para melhorar a produção da fábrica é adotar um layout que reduza a movimentação dos funcionários no espaço. O deslocamento desnecessário ou excessivo acaba aumentando o tempo para a execução das tarefas, o que interfere diretamente na produtividade.

Para que isso não ocorra, deixe as ferramentas perto das respectivas estações de trabalho e organize a indústria de acordo com o fluxo de produção.

5. Automatize a coleta de dados

Nada facilita mais a vida de uma fábrica do que utilizar um sistema de rastreamento interno. Essa automatização melhora significativamente a logística interna, visto que permite acessar todos os dados de determinada mercadoria: localização, data e estágio de produção, prazo de validade, entre outras informações.

Basta aplicar um código de barras para controlar todas as movimentações, baixas e realocações de produtos. Assim evitam-se perdas, furtos e extravios, além de dar mais agilidade aos processos.

Com a adoção dessas práticas, é possível melhorar a produção da fábrica sem realizar grandes investimentos e os benefícios começam a ser percebidos em curto prazo. No entanto, é fundamental que essas iniciativas se tornem parte do cotidiano da empresa. Apenas assim os resultados serão duradouros.

A World Jet possui as soluções com codificadores e marcadores que ajudam no processo de rastreabilidade do seu produto. Saiba mais clicando aqui.